Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Casa de Xisto para férias






Total de visitas: 24537
Janeiro de Cima

Janeiro de Cima é uma aldeia pertencente ao concelho do Fundão, situada no centro de Portugal, junto às margens do bonito e sinuoso rio Zêzere, e inserida no projecto “Aldeias de Xisto” que pretende proteger, restaurar e difundir este Património Nacional.

Janeiro de Cima está situada numa região de grande beleza natural, por entre montes, pinhais, férteis vales e locais históricos, propícia para as mais diversas actividades turísticas


A arquitectura tradicional de Janeiro de Cima denota a proximidade e influência do rio Zêzere. Algumas das casas têm as paredes construídas com grandes pedras extraídas do Zêzere, sendo os intervalos preenchidos com barro e pedaços de xisto, apelidados de “lasquinhas”, que formam engraçados motivos geométricos.  O efeito final, lindíssimo, só mesmo indo até lá para ver...


Os terrenos férteis inundados periodicamente pela águas do rio procporcionaram várias culturas, com destaque para o linho, daí o haver na aldeia uma "Casa das Tecedeiras" que vale a pena visitar e onde vai ouvir um som que talvez não conheça. São teares manobrados por mãos experientes, que criam peças lindíssimas de linho. Podem ser comprados artigos saído do tear “nascidos” fio-a-fio de uma antiga prática que se tem vindo a perder com os tempos.


A proximidade do Rio Zêzere é um dos maiores atractivos de Janeiro de Cima.


Descubra os meandros do rio Zêzere disfrute de um paisagem singular. O curso de água desenha suaves curvas que enquadram a paisagem rural, rodeada por uma densa vegetação de pinheiro bravo de onde sobressaem alguns cabeços nus e abruptos penhascos. A aldeia repousa numa harmonia perfeita entre o rio e a montanha.

 O "Parque Fluvial da Lavandeira" é também um local de passagem obrigatória.

Junto à margem do rio, descanse na Praia fluvial e repare na barca de madeira. Trata-se de uma réplica da que antigamente estabelecia a única ligação entre as duas margens, levando as pessoas a outra povoação que, pela sua localização, foi chamada Janeiro de Baixo.

As margens do rio são ainda habitat de espécies como a lontra e a águia pesqueira.


Janeiro de Cima é de facto um local onde se pode usufruir de alguma tranquilidade e comunhão com a natureza. Passam-se lá uns bons dias de férias ou simplesmente um ou dois dias numa escapadela.

 




O Presidente da República esteve com tecedeiras na aldeia de Xisto de Janeiro de Cima, em Castelo Branco, no âmbito do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras.





 

Criar um Site Grátis Incrível | Criar uma Loja online Grátis | Sites Grátis | Free Websites | Wordpress e Prestashop Grátis